segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Decorar o quarto - Por onde começar?

Bom, vamos decorar o quarto?

Para começar precisamos definir o espaço que teremos para o bebê, se vai dividir o quarto com um irmãozinho, ou até mesmo os pais...

Gosto de fazer uma planta em escala dos móveis e do quarto para testar as dimensões e posições até chegar na melhor configuração... Complicado? Calma que eu explico...

Vamos começar com o tamanho do quarto... O meu quarto mede 2,95 x 3,00 m... Então usei uma escala simples e desenhei um quadrado de 29,5 x 30 cm. Marquei a medida e posição dos itens fixos como a  porta, a janela e o armario embutido... Tudo sempre na escala de 10 cm por metro. Desta maneira:


Depois de desenhar a planta com os itens fixos o próximo passo é, em outra folha de papel, desenhar os móveis que voce já tem, que irão ficar no quarto mas que podem mudar de lugar. No meu caso, o único móvel é uma cama de solteiro. Tirei as medidas, apliquei a escala e desenhei em um papel para recortar. Desta maneira:


Feito isso, desenhamos os móveis que queremos (e precisamos), por exemplo o berço e a cômoda. O tamanho do berço é padrão 1,30 x 0,70. A comoda encontramos de vários tamanhos, usei esse esquema para descobrir qual o tamanho mais apropriado para o meu quarto, a profundidade é padrão, 50 cm e para começar, fiz o desenho com 1 metro de largura.


Pronto! Com as peças móveis recortadas e a planta desenhada, agora é só "brincar de casinha". Testamos as posições dos móveis sem esquecer os espaços necessários para a circulação ( minimo 60 cm), a abertura das portas e das gavetas.
Depois de muitos testes, resolvi diminuir minha comoda para 80 cm de largura e a configuração que escolhi foi esta:




Dei prioridade para a circulação, o quarto é pequeno e não quis colocar mais nada! Quero que o bebe tenha espaço para brincar e circular no quarto.

Esta é uma dica simples (um pouco trabalhosa, mas é simples) e garanto que é super eficiente!
Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários que terei prazer em ajudar!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui :)